ISSN 2238-4111

INSTRUÇOES PARA ENVIO

Todos os artigos deverao ser submetidos diretamente pelo e-mail (coordenacao.cientifica@ceafi.com.br) e nao poderao ultrapassar 20 páginas em seu total (e sem anexos). No ato do encaminhamento o pesquisador deverá preencher e enviar por e-mail (coordenacao.cientifica@ceafi.com.br) a Carta de Apreciaçao do Manuscrito. Após submissao eletrônica do artigo e aprovaçao, os autores deverao enviar pelo correio o Termo de Transferencia de Direitos Autorais, para que o mesmo seja efetivamente publicado. O documento supracitado deverá ser enviado via correio convencional e sua data de postagem nao deverá ultrapassar em 10 dias a data de aprovaçao do artigo (a ser comunicada por e-mail ao autor responsável). Caso a comissao avaliadora entenda que o artigo necessita de correçoes, um relatório com pendencias será encaminhado ao autor responsável e a partir deste momento o mesmo terá 30 dias para o reenvio. O artigo submetido deve ser digitado com espacejamento de 1,5 cm, papel tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, sem numerar linhas ou parágrafos, e numerando as páginas no canto superior direito. Os manuscritos que nao estiverem de acordo com as instruçoes a seguir em relaçao ao estilo e ao formato serao devolvidos sem revisao pelo Conselho Editorial.

FORMATO DOS ARQUIVOS

Para o texto, usar editor de texto do tipo Microsoft Word para Windows. As figuras deverao estar nos formatos jpg.

ARTIGO ORIGINAL

Um artigo original deve conter no máximo 20 (vinte) páginas enumeradas conforme formataçao contida em Instruçoes para envio (incluindo referencias, figuras e tabelas) e ser estruturado com os seguintes itens, cada um começando por uma página diferente:

Página 01 - Título: deve conter (1) o título do artigo, que deve ser objetivo, mas informativo; (2) nomes completos dos autores; instituiçao (oes) de origem, com cidade, estado e país, se fora do Brasil; (3) nome do autor correspondente, com endereço completo e e-mail.

Páginas 02 e 03 - Resumo e Abstract, respectivamente: devem conter (1) o resumo em portugues, com nao mais do que 250 palavras, estruturado de forma a conter: introduçao e objetivo, métodos, resultados e conclusao; (2) tres a cinco palavras-chave. Usar obrigatoriamente termos do Medical Subject Headings, do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) (3) o resumo em ingles (abstract), representando a traduçao do resumo para a língua inglesa (4) tres a cinco palavras-chave em ingles (keywords).

Página 04 em diante - Introduçao: deve conter (1) análise teórica e justificativa objetiva para o estudo, com referencias pertinentes ao assunto, sem realizar uma revisao extensa; (2) objetivo do artigo; Métodos: deve conter (1) descriçao clara da amostra utilizada; (2) termo de consentimento para estudos experimentais envolvendo humanos; (3) identificaçao dos métodos, aparelhos (fabricantes entre parenteses) e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reproduçao dos resultados pelos leitores; (4) descriçao breve e referencias de métodos publicados, mas nao amplamente conhecidos; (5) descriçao de métodos novos ou modificados; (6) quando pertinente, incluir a análise estatística utilizada, bem como os programas utilizados; Resultados: deve conter (1) apresentaçao dos resultados em sequencia lógica, em forma de texto e/ou tabelas e/ou ilustraçoes; evitar repetiçao excessiva de dados em tabelas ou ilustraçoes e no texto; (2) enfatizar somente observaçoes importantes. Os resultados e a discussao podem ser apresentados ao mesmo tempo (num mesmo subtítulo); Discussao: deve conter (1) enfase nos aspectos originais e importantes do estudo, evitando repetir em detalhes dados já apresentados na Introduçao e nos Resultados; (2) relevância e limitaçoes dos achados, confrontando com os dados da literatura, incluindo implicaçoes para futuros estudos; (3) ligaçao das conclusoes com os objetivos do estudo; (4) conclusoes que podem ser tiradas a partir do estudo; recomendaçoes podem ser incluídas, quando relevantes; Agradecimentos: deve conter (1) contribuiçoes que justificam agradecimentos, mas nao autoria; (2) fontes de financiamento e apoio de uma forma geral. Os agradecimentos nao sao obrigatórios; Referencias: toda publicaçao técnico-científica deve citar as fontes bibliográficas de informaçao que foram utilizadas. Essas referencias constituem um elemento característico dos trabalhos de pesquisa e academicos. O pesquisador deve citar em seu trabalho a autoridade em que se baseia cada afirmaçao, opiniao ou fato. Qualquer omissao pode tirar o mérito ou seriedade da investigaçao. Apesar de haver uma variedade de estilos para a apresentaçao das referencias bibliográficas na área biomédica, a mais empregada obedece ao formato proposto pelo Comite Internacional de Editores de Revistas Médicas (Estilo Vancouver).

As referencias bibliográficas devem ser numeradas na sequencia em que aparecem no texto. As referencias citadas somente em legendas de tabelas ou figuras devem ser numeradas de acordo com uma sequencia estabelecida pela primeira mençao da tabela ou da figura no texto.

O estilo das referencias bibliográficas deve seguir as regras do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. Ann Intern Med 1997; 126: 36-47; (http://www.icmje.org). Alguns exemplos mais comuns sao mostrados abaixo. Para os casos nao mostrados aqui, consultar a referencia acima. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html). Se o periódico nao constar nessa lista, colocar o nome por extenso. Deve-se evitar a utilizaçao de "comunicaçoes pessoais" ou "observaçoes nao publicadas" como referencias. Um resumo apresentado deve ser utilizado somente se for a única fonte de informaçao.

Exemplos:

1) Artigo padrao em periódico (devem-se listar todos os autores; se o número ultrapassar seis, colocar os seis primeiros, seguidos por et al): Döhnert MB, Tomasi E. Validade da fotogrametria computadorizada na detecçao de escoliose idiopática adolescente. Rev Bras Fisioter. 2008;12(4):290-7. Sacco ICN, Alibert S, Queiroz BWC, Pripas D, Kieling I, Kimura AA, et al. Confiabilidade da fotogrametria em relaçao a goniometria para avaliaçao postural de membros inferiores. Rev Bras Fisioter. 2007;11(5):411-7.

2) Autor institucional:

The Royal Marsden Hospital Bone-Marrow Transplantation Team. Failure of syngeneic bone-marrow graft without preconditioning in post-hepatitis marrow aplasia. Lancet 1977;2:742-4.

3) Livro com autor(es) responsável(is) por todo o conteúdo:

Kapandji AI. Fisiologia articular - tronco e coluna vertebral. Vol 3. 5a ed. Sao Paulo: Manole; 2000.

4) Capítulo de livro:

Weinstein L, Swartz MN. Pathologic properties of invading microorganisms. In: Sodeman WA Jr, Sodeman WA, editors. Pathologic physiology: mechanisms of disease. Philadelphia: Saunders, 1974;457-72.

5) Monografia, dissertaçao ou tese:

Coelho MA. Planejamento e execuçao de atividades de enfermagem em hospital de rede pública de assistencia, em Goiânia/GO [monografia/dissertaçao/tese]. Goiânia: Faculdade de Enfermagem/UFG; 2007. 119 p.

6) Fonte de referencia on line

Livro em formato eletrônico

Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for cancer [monografia na Internet]. Washington: National Academy Press; 2001[acesso em 9 jul 2002]. Disponível em: http:www.nap.edubooks0309074029html.

T

Artigo de periódico eletrônico

W. J. Haynie WJ, DeLuca VW, Matthews, B. Perceptions and Practices of Technology Student Association Advisors on Implementation Strategies and Teaching Methods. JTE [periódicos na Internet]. 2005 Spring [acesso em 27 mar 2005];16(2) Disponível em: http:scholar.lib.vt.eduejournalsJTEv16n2haynie.html

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [periódicos na  Internet]. 2002 Jun [acesso em 12 ago 2002];102(6). Disponível em: http:www.nursingworld.orgAJN2002juneWawatch.htm

TABELAS

As tabelas devem ser elaboradas em espaço 1,5. Cada tabela deve possuir um título sucinto; itens explicativos devem estar ao pé da tabela. A tabela deve conter médias e medidas de dispersao (DP, EPM, etc.), nao devendo conter casas decimais irrelevantes. As abreviaturas devem estar de acordo com as utilizadas no texto e nas figuras. Os códigos de identificaçao de itens da tabela devem estar listados na ordem de surgimento no sentido horizontal e devem ser identificados pelos símbolos-padrao.

FIGURAS E GRÁFICOS

Serao aceitas fotos ou figuras em preto-e-branco. Figuras coloridas poderao ser publicadas quando forem essenciais para o conteúdo científico do artigo. Os desenhos das figuras devem ser consistentes e tao simples quanto possível. Todas as linhas devem ser sólidas. Para gráficos de barra, por exemplo, utilizar, preferencialmente, barras brancas, pretas, com linhas diagonais nas duas direçoes, linhas em xadrez, linhas horizontais e verticais. Utilizar fontes de no mínimo 10 pontos para letras, números e símbolos, com espaçamento e alinhamento adequados. Quando a figura representar uma radiografia ou fotografia sugerimos incluir a escala de tamanho quando pertinente. As figuras e gráficos deverao estar inseridos no corpo do texto.

ARTIGOS DE REVISAO

Artigos de revisao deverao abordar temas específicos com o objetivo de atualizar os menos familiarizados com assuntos, tópicos ou questoes específicas em Ciencias da Saúde. Um artigo de revisao deve conter no máximo 20 (vinte) páginas enumeradas conforme formataçao contida em Instruçoes para envio (incluindo referencias, figuras e tabelas) e ser estruturado com os seguintes itens, cada um começando por uma página diferente:

Página 01 - Título: deve conter (1) o título do artigo, que deve ser objetivo, mas informativo; (2) nomes completos dos autores; instituiçao (oes) de origem, com cidade, estado e país, se fora do Brasil; (3) nome do autor correspondente, com endereço completo e e-mail.

Páginas 02 e 03 - Resumo e Abstract, respectivamente: devem conter (1) o resumo em portugues, com nao mais do que 250 palavras, estruturado de forma a conter: introduçao e objetivo, métodos, resultados e conclusao; (2) tres a cinco palavras-chave. Usar obrigatoriamente termos do Medical Subject Headings, do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) (3) o resumo em ingles (abstract), representando a traduçao do resumo para a língua inglesa (4) tres a cinco palavras-chave em ingles (keywords).

Página 04 em diante - Introduçao abrangendo: Análise Teórica; Justificativa; Objetivo(s) (que geralmente consta(m) no último parágrafo da introduçao).

. Métodos

- Período dos artigos selecionados, fontes de dados, descritores, dentre outras informaçoes

. Resultados/Discussao/Revisao de Literatura (com resultados da seleçao dos artigos) (os resultados dos artigos encontrados podem ser dispostos num quadro, para facilitar o entendimento e comparaçao dos mesmos)

. Consideraçoes Finais

. Referencias (conforme normas citadas em Artigo Original)

RELATO DE EXPERIENCIA

A RESC aceitará trabalhos encaminhados por profissionais que possuam experiencia relevante em algum aspecto especial, original ou inovador em Ciencias da Saúde a partilhá-la, sob a forma de um Relato de Experiencia.

RELATO DE CASO

Serao aceitos artigos de relato de caso, descrevendo casos clínicos específicos que tragam informaçoes relevantes e ilustrativas sobre diagnóstico ou tratamento de um caso particular que seja incomum nas áreas da saúde. Os artigos devem ser objetivos e precisos, contendo os seguintes itens:

No máximo 15 (quinze) páginas enumeradas conforme formataçao contida em Instruçoes para envio (incluindo referencias, figuras e tabelas) e ser estruturado com os seguintes itens, cada um começando por uma página diferente:

Página 01 - Título: deve conter (1) o título do artigo, que deve ser objetivo, mas informativo; (2) nomes completos dos autores; instituiçao (oes) de origem, com cidade, estado e país, se fora do Brasil; (3) nome do autor correspondente, com endereço completo e e-mail.

Páginas 02 e 03 - Resumo e Abstract, respectivamente: devem conter (1) o resumo em portugues, com nao mais do que 250 palavras, estruturado de forma a conter: introduçao e objetivo, métodos, resultados e conclusao; (2) tres a cinco palavras-chave. Usar obrigatoriamente termos do Medical Subject Headings, do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) (3) o resumo em ingles (abstract), representando a traduçao do resumo para a língua inglesa (4) tres a cinco palavras-chave em ingles (keywords).

Página 04 em diante - Introduçao com comentários sobre o problema clínico que será abordado, utilizando o caso como exemplo. É importante documentar a concordância do paciente em utilizar os seus dados clínicos e relatar o objetivo contendo a história, o exame físico e os achados de exames complementares, bem como o tratamento e o acompanhamento; Discussao explicando em detalhes as implicaçoes clínicas do caso em questao, e confrontando com dados da literatura, incluindo casos semelhantes relatados na literatura; Referencias bibliográficas (conforme normas citadas em Artigo Original).